"Encontrei Davi meu servo; com meu santo óleo o ungi." Sl 89.20
Davi no hebraico significa "amado". Foi um homem de variadas habilidades, tendo sido guerreiro, político, poeta e profeta. Conseguiu reunir todas as tribos de Israel em torno da nova capital, Jerusalém. Conferiu ao reino uma nova direção espiritual.
Davi era bisneto de Rute e Boaz, e o mais jovem entre oito irmãos, dentro da economia da família sua responsabilidade era a de pastor. Através desta ocupação ele teve a oportunidade de adquirir a coragem que usou em seus anos como guerreiro.
"Fez pois Samuel o que dissera o Senhor e veio a Belém. Santificou ele a Jessé e os seus filhos e os convidou para o sacrifício". 1 Sa 16.4,5
No meio das campinas numa vida solitária, procurando sempre bons pastos para suas ovelhas e água para saciar a sede, ele foi encontrado pelo urso... e pelo leão... mas Deus também o encontrou: "Encontrei Davi meu servo", ainda jovem ele enfrentou muitos problemas, precisava ser treinado para o que vivia adiante, a obra magnífica de Deus começaria cedo em sua vida. Davi estava no campo seguindo a sua rotina, dando o melhor de si como pastor das ovelhas, algo extraordinário estava para acontecer, porém a sua presença fora totalmente dispensável pelos seus familiares, ele não fora convidado para o sacrifício, era o mais moço, o menor, que diferença faria, la já estava os fortes e guerreiros pra que chamar a Davi? ninguém nem se lembrou dele. Mas de repente uma voz ressoa no meio das campinas: DAVIIIIIII, a determinação era a seguinte: "Não nos assentaremos a mesa sem que ele venha". (1 Sam 16.11) Sua presença era indispensável para Deus. O que começara como um dia comum terminaria com o precioso óleo derramado sobre a sua cabeça. Naquele dia ele fora ungido rei sobre Israel, durante muitos anos Saul continuou assentado no trono, enquanto Davi lutava enfrentando diversos inimigos, mas diante de tudo isso só importava uma coisa: a unção que estava sobre a vida dele. Após a morte de Saul, houve uma batalha entre os homens de Davi e os homens de Isbosete filho de Saul, no final da luta haviam morrido vinte homens de Davi e trezentos e sessenta homens de Isbosete, (2 Sam 2.30,31) porque no final de tudo o que conta é a unção, Deus faz a diferença na vida do seu ungido.
Podemos entender que a unção é mais preciosa do que a posição, se a unção de Deus está sobre a sua vida, você é o que ele determinou para você ser! A maior preciosidade na vida de alguém é a aliança que Deus tem com ele. Veja as promessas de Deus para a vida daquele que ele tem uma aliança:
"A minha mão será firme com ele, o meu braço o fortalecerá. O inimigo jamais o surpreenderá, nem o há de afligir o filho da perversidade. Esmagarei diante dele os seus adversários e ferirei os que o odeiam. A minha fidelidade e a minha bondade o hão de acompanhar, e em meu nome crescerá o seu poder. Porei a suam mão sobre o mar e a sua direita, sobre os rios. Ele me invocará dizendo: Tu és meu pai, meu Deus e a rocha da minha salvação. Fá-lo-ei, por isso, meu primogênito, o mais elevado entre os reis da terra". (Sl 89.21-27)
Nenhum comentário:
Postar um comentário