sábado, 29 de setembro de 2012

A voz do meu amado!


     "Ouço a voz do meu amado; ei-lo aí, que já vem saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros".  (Ct 2.8)

     O rei vem apressado para falar com a sua amada, ele vem com tanta pressa que é como se saltasse por cima dos montes!

     "eis que está detrás da nossa parede, olhando pelas janelas, espreitando pelas grades"  (2.9)

     Ao chegar na casa onde está a sua amada ele olha atenciosamente para dentro das janelas e pelas brechas das grades procurando qualquer oportunidade de falar com ela, ele tem algo muito importante para lhe dizer!

     E quando ele consegue falar com ela a primeira coisa que ele diz é: "LEVANTA-TE, querida minha",  desperta, age, posicione-se e venha ao meu encontro querida minha, ela não se sentia amada pela sua parentela, "os filhos de minha mãe se indignaram contra mim e me puseram por guarda de vinhas" (1.6), mas ele a chamava de querida, ela tinha espaço no coração DO REI, ele trazia boas-novas: "eis que passou o inverno, cessou a chuva e se foi". No inverno há nuvens que nos impedem de ver o sol, é tempo de frio, pode representar um tempo de tristeza, solidão e insegurança ou de frieza espiritual. Ele vinha para anunciar a ela um novo tempo, uma nova estação, a primavera, o inverno se foi, já estava bem longe dela o que antes era motivo de tristeza. No inverno as pessoas procuram ficar em casa, mas na primavera todos saem para fora, para apreciar a beleza das flores.

     "aparecem as flores na terra," (v 12), quando as flores aparecem trazem beleza e glória, trazem alegria, "chegou o tempo de cantar", louvar e bendizer ao Senhor por suas obras maravilhosas. 

     "A figueira começou a dar seus figos" (v. 13) Ezequias sarou de uma enfermidade através de uma pasta de figos (2 Re 20.7) O fruto da figueira serve para trazer cura e restauração, simboliza também frutos espirituais, Jesus procurou frutos na figueira e não encontrou, a figueira precisa dar frutos, um novo tempo sobre o teu ministério, tempo de frutificar! Quando falhava a colheita dos figos, era uma calamidade nacional, para Israel, mas Ele anunciava que ela não precisava se preocupar, não haveria calamidade porque a figueira já começava a dar frutos.

     "As vides em flor exalam o seu aroma"  (v 13)  A videira é simbolo de frutos, de vida e de prosperidade, da abundância. O suco ilustra alegria.

     "Você está escondida como uma pomba na fenda de uma rocha"  (v 14), ela estava retraída, tímida, escondida, mas ele a convida para sair para fora e passear com ele, e ele lhe mostraria um caminho de flores.

     Depois de lhe anunciar boas-novas tudo o que ele pedia a ela era: "mostra-me tua face, faz-me ouvir a tua voz" (v 14) Ele esperava uma resposta. Tudo o que ela precisava fazer era 
sair para fora e falar com ele, quando Deus nos dá algo ele espera que tomemos posse, ele quer que estendamos as mãos para receber.

     Um novo tempo! "Considerai, eu vos rogo, desde este dia em diante... a videira, a figueira, a romeira e a oliveira não tem dado os seus frutos, mas, DESDE ESTE DIA, VOS ABENÇOAREI.   (Ag  2.18,19)    

  

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Olha o que Ele fez comigo!


     "Caminhando Jesus viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos perguntaram: quem pecou? Respondeu Jesus... foi para que se manifestem nele as obras de Deus. Enquanto estou no mundo SOU A LUZ DO MUNDO".   (Jo  cap 9)

     Já ouvi a frase: "muitos podem chorar com os que choram, mas poucos conseguem se alegrar com os que se alegram!"  
     Esta passagem das escrituras nos confirma este provérbio. Aquele homem cego de nascença, hoje já maior de idade, vivia como mendigo, pedindo esmolas, ( v. 8)  que história triste era a vida daquele homem. Tudo até aquele dia para ele era trevas mas Jesus "o viu", e disse: "Eu sou a luz do mundo", Jesus queria, manifestar nele as obras de Deus, então o curou, que feito magnífico! Mas o que deveria ser motivo de alegria para todos, foi na verdade espanto e questionamento. Seus vizinho e conhecidos perguntavam uns para ou outros: "Não é este o que pedia esmolas? Uns diziam: é ele. Outros: Não, mas se parece com ele. A transformação na vida de um homem foi motivo de discussão, o levaram aos fariseus... chamaram os seus pais... questionaram uma... duas vezes... mas ele tinha a resposta: "Uma coisa sei, QUE ERA CEGO E AGORA VEJO"  V. 25

     Muitas pessoas não tem uma bela história de vida, a cegueira na vida daquele homem o levava a mendigar, tudo o que ele precisava era de luz,  até o dia em que Jesus lhe abriu os olhos, a visão traz mudança de vida, um novo tempo! Quando a luz de Deus vier sobre a tua vida e com ela um novo caminhar, uma nova história, não pense que todos se alegrarão. Mas quando alguém questionar o que Jesus fez contigo, diga: "Eu era cego e agora vejo; eu era morto e hoje sou vivo; eu era triste e recebi vestes de louvor, por espírito angustiado; eu era derrotado e hoje SOU MAIS DO QUE VENCEDOR, porque encontrei Jesus!"

   "O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhe a luz"   (Mt 4.16)

     O que Jesus fez por ele, incomodou tanto as pessoas que o que fora cego perguntou: "Porventura, quereis vós também tornar-se seus discípulos?" v. 27  Então eles o expulsaram dizendo: "Tu é nascido todo em pecado e nos ensinas a nós?" v 34 Eles o acusavam dizendo que ele nasceu em pecado por causa de sua cegueira, mas Jesus já o justificara dizendo que ele nasceu assim para que nele se manifestasse a glória de Deus. 

    Se ele conhecesse Thalles Roberto cantaria com ele: "A chance de dar tudo errado era tudo que eu tinha em mim... minha festa era tão vazia de sorriso... olha o que ele fez comigo... arrancou aquela tristeza que doía, me lavou com o seu sangue, perdoou, e a minha festa agora é cheia de sorriso... eu não tinha nada agora tenho vida, E UMA HISTÓRIA NOVA, LINDA ESCRITA PELO DEDO DE DEUS".

     "Então, romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante da tua face, e a glória do Senhor será a tua retaguarda" (estará atrás de ti, para te dar suporte)   Is 58.8


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Indescritível amor!


     Você entende o que significa amar um filho?

     "Mas Deus prova o seu amor para conosco EM QUE CRISTO MORREU por nós, sendo nós ainda pecadores"  (Rm  5.8) 

     Quantos pais e mães em um momento de perigo trocariam a sua vida pela do seu filho? Quantos diriam levem a mim, não a ele, muitos... muitos... porque o amor de um pai para com o filho é o modo mais compreensível para a mente humana a respeito de amor. Tenho ouvido muitos dizerem: "Se mexer comigo tudo bem, mas não mexe com meu filho". Quando se fala de amor com filhos então fica mais fácil de entender e de se colocar no lugar. Muitas pessoas depois de se tornarem pais e mães ficam mais sensíveis a outras pessoas, porque seu coração foi cheio de um indescritível amor, que chega ao coração de uma forma natural e inesperada, trazendo um sentimento de sacrifício próprio e abnegação. Quantos suportariam o sofrimento de um filho? Acredito que todos os pais e mães que conheço trocaria de lugar com ele se.

     "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo... assim como nos escolheu, NELE, antes da fundação do mundo... e nos predestinou para filhos de adoção POR JESUS CRISTO, PARA SI MESMO, segundo o beneplácito (consentimento, aprovação) de sua vontade"  (Ef  1.3-5)

     Deus criara um plano de salvação, de resgate para o homem caído, distanciado da sua presença, Deus não o forçaria mas ele de livre vontade deveria decidir voltar para o Senhor. Deus queria expressar seu amor pela humanidade da forma mais plena, de uma maneira que fosse compreensível a mente humana, se o Pai viesse para morrer seria amor, mas entregar o seu filho... seria um imensurável amor, ninguém... ninguém jamais daria o filho a quem muito ama para resgatar alguém! Talvez por uma nobre causa possa ser que alguém se entregasse, mas entregar um filho A QUEM AMA não! O pai ama o filho mais do que a si próprio. Assim todos  (Pai, Filho e Espírito Santo) concordaram que na entrega do filho, o amor de Deus seria compreendido em toda a sua plenitude. Entregar a si mesmo seria mais fácil do que entregar o seu único filho. Quem poderá duvidar do amor de Deus pela humanidade? Talvez Deus tenha dito: "Se eu me entregar alguns entenderão, mas se  eu entregar o meu filho todos conhecerão o tamanho deste amor, porque todos (ou a maioria) amam seus filhos independente da religião ou classe social, o viciado ama o filho... o bêbado ama o filho... os que se prostituem amam seus filhos!

     Se um dia alguém disser: "O Senhor nunca me amou, nunca fez nada por mim". Ele dirá: "Provei o meu amor, entregando o meu filho"
     E assim:

     "Deus PROVA  o seu amor... em que CRISTO MORREU...


     Você já imaginou o quanto é precioso? Deus olhou do céu e acompanhou todo o sofrimento de seu filho, simplesmente para te aproximar a Ele novamente pelo sangue de Jesus.  "Vós que antes estáveis longe, já pelo sangue  de Cristo chegastes perto"  (Ef  2.13)

     "Porque por ele... temos acesso ao Pai"  (Ef 2.18)

     "Tendo, pois irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho..." (Hb 19,20)





quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Tire o coxo da porta formosa



     "Quem crer em mim como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva".


     
     "Era levado um homem coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam".   (At 3.1)


Coxo: quem coxeia, manco, capenga.
Coxear: andar firmando o passo mais de um lado do que do outro, em decorrência de alguma deficiência física; mancar, manquejar, capengar.

     Algumas pessoas as quais receberam o milagre de Deus não tinham ninguém, eram sozinhas porque foram abandonadas, porque pessoas com problemas geralmente são  abandonadas. Mas na vida deste homem existiam algumas pessoas que faziam algo por ele, essas pessoas diariamente o colocavam na porta do templo, para mendigar, pessoas que não foram achadas dignas pelo Espírito Santo, que inspirou os escritores, de que se mencionassem seus nomes nas sagradas Escrituras. Isso me leva a pensar o que nós temos oferecido as pessoas! Jesus disse: "A água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna".  (Jo 4.14) Muitas pessoas declaram ter bebido do Senhor Jesus porém suas palavras são sujas e não trazem edificação à vida de ninguém. As pessoas que pensavam estar ajudando o coxo o deixavam NA PORTA  do templo, ele chegava até ali, mas não conseguia entrar lá e participar da oração, da comunhão e da presença do pai junto com as outras pessoas. As pessoas que o conduziam ali o ajudavam a ser no máximo, um mendigo, um coitado eles o deixavam lá como se estivessem dizendo: olha só pra ele pobrezinho, dêem uma esmola, ele é tão necessitado. Naquele dia ele cruzou o caminho de alguém que tinha uma fonte dentro de si chamada JESUS, esse alguém era o apóstolo Pedro. O coxo "implorava que lhe dessem uma esmola." (uma pequena ajuda uma coisinha qualquer que pra você não vai fazer falta, o que lhe sobra) "Ele os olhava atentamente... Pedro, porém, lhes disse: O que tenho, isto te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ANDA. E, tomando-o pela mão direita, o levantou".
     
     Você já parou pra pensar quantas pessoas cruzam o seu caminho que estão na mesma situação daquele homem? Você encontra com pessoas que estão lá, na porta formosa, mas não passam dali, as pessoas de seu convívio a levam apenas a mendigar, mas esta pessoa te olha atentamente esperando receber uma palavra que o capacite a "dar um salto e se por em pé". Não retenha a fonte que está dentro de você, libere... abençoe... abençoe... você pode estar se perguntando: o que eu posso fazer? Você pode dar o que você tem! Você tem Jesus, compartilhe o que você tem recebido dele.
     "passou a andar e entrou no templo com eles". Dê uma palavra as pessoas, estenda a sua mão, os leve para dentro do templo, ao lugar onde a presença de Deus está, aonde elas desfrutarão da plenitude de Cristo em suas vidas. Você pode fazer mais do que imagina, Deus  colocou pessoas no teu caminho pra você ajudá-las a passar da porta!
     "Entrou com eles no templo, SALTANDO E LOUVANDO A DEUS". Antes de encontrar Pedro e João ele mendigava a ajuda das pessoas, mas ao encontrar pessoas de Deus ele saltava e louvava ao Senhor, e as pessoas que outrora o viam naquela situação horrível e simplesmente passavam por ele, hoje: "se encheram de admiração e assombro por isso que lhe acontecera". v 10


     Não seja o amigo que leva os outros a se sentirem melhor por estarem na porta formosa, mas seja aquele que os faz entrar no templo, saltar e louvar a Deus! Você pode, você já tem a Palavra em sua boca, de cura, de vida e restauração, DEIXA DEUS TE USAR.





terça-feira, 25 de setembro de 2012

A preparação da noiva - parte 4




continuação

     "Alegremo-nos, exultemo-nos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja noiva A SI MESMA JÁ SE ATAVIOU, pois lhe foi dado vestir-se de LINHO FINÍSSIMO, resplandecente e puro. Porque  o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos"  (Ap 19.7-8)
     
     "Banha-te, e unge-te, e põe os teus melhores vestidos e desce a eira"  (Rt 3.3)

     Depois de se banhar, se ungir e colocar seus melhores vestidos chega o momento do encontro. 

     "Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros"  (Tg  4.8)

     "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto"  (Is 55.6)

     "Orando em todo o tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança".  (Ef  6.18)

     "Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente".   (Sl  105.4)


     O livro de Rute foi escrito na época da colheita, isto representa na Bíblia o tempo do fim. 


     "Eis que esta noite alimpará a cevada na eira" (Rt 3.2) O agricultor iria separar os grãos da palha, os grãos eram jogados para cima e com o soprar do vento a palha era levada para longe, em seguida, os grãos livres da palha, deveriam ser recolhidos e guardados, para os livrar do furto. "A sua pá ele a tem na mão, e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível"   (Mt 3.12)

     "Então, foi para a eira..."  (Rt 3.6) Estamos a caminho do encontro, somos exortados pela Palavra a estar em constante busca pelo Senhor e ele nos promete que aquele que o busca, encontra, e aquele que vem a Ele, Ele jamais lançará fora. 

     "Sucedeu que, pela meia-noite, assustando-se o homem, sentou-se; e eis que uma mulher estava deitada a seus pés" (v 8) A meia-noite é o momento decisivo nas profecias da Bíblia. "Mas , a meia noite, ouviu-se um grito: EIS O NOIVO! SAÍ AO SEU ENCONTRO!"   (Mt  25.6) Quando Boaz despertou a meia-noite eis que Rute estava aos seus pés. Este é o lugar onde a noiva deve ser encontrada, aos pés de seu Senhor! Ele virá revelar-se a sua Igreja.  "Porque como Ele é o veremos" (1 Jo 3.2)

     "Disse ele: QUEM ÉS TU? Ela respondeu: SOU RUTE, TUA SERVA... Disse ele: BENDITA SEJAS TU"  (V. 9,10)  Ele a conhecia! Sabia quem era Rute, muitos ouvirão naquele dia: não vos conheço. Mas a Igreja verdadeira será reconhecida por Cristo. A qualquer momento o Espírito Santo vai dizer: "Eis o noivo" A Igreja deve estar atenta, preservar a comunhão com o Espírito Santo.


     Oração: Senhor, desperta-nos antes que se escureça e se apague a chama dentro do teu povo, renova em nós, tua Igreja, o amor por ti, a paixão por te servir... te buscar... nos traga através do teu Espírito repugnância para com o pecado e desejo intenso por ti, muitas pessoas tem se sentido fracas demais para vencer, traga Senhor uma renovação em suas mentes e que o poder da Palavra venha sobre suas vidas, mostrando que o Senhor Deus trará força, tira Senhor todo engano de Satanás, porque ele tem enganado a muitos, dizendo que eles não conseguem te servir de verdade, ilumina os nossos olhos enquanto é tempo, e desperta-nos para enxergarmos que a tua Palavra já se cumpriu, nos prepara, ó Deus e nos ajuda em NOME DE JESUS. Amém

     Decida-se hoje por Jesus!


Esta é a quarta parte do estudo a Preparação da noiva se você ainda não leu, leia as partes um, dois e três e seja abençoado em nome de Jesus.





segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A preparação da noiva - parte 3


     
continuação

"Põe os teus melhores vestidos"   (Rt  3. 3)  

     Para a igreja se encontrar com o noivo deve estar usado suas melhores vestes. As vestimentas do novo homem. "E vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou"  (Cl 3.10) Devemos ser unidos e identificados com Cristo, de tal modo que imitemos sua vida como padrão para o nosso viver, adotemos seus princípios e nos tornemos semelhantes a ele. "Mas revesti-vos do Senhor Jesus e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências."  (Rm  13.14) 
     O cristão deve vigiar as suas vestes.  "Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha."  (Ap 16.15) 
     Sempre que vou levar minha filha pra escola, dou banho, arrumo os cabelos, coloco uniforme branquinho e digo a ela: filha não se suje pois você já está pronta. Algumas vezes por descuido ela derrama suco ou outra coisa qualquer na roupa e tenta esconder de mim, então quando a vejo de longe enrolando uma parte da roupa, amassando entre as mãos e me olhando de lado, ela não precisa me dizer nada e ainda que esteja longe de mim eu já sei o aconteceu: "sujou as vestes". Assim é Deus, sente o cheiro da lama do pecado em nossas vestes de longe, sabe quando nos sujamos e que precisamos ser lavados no seu sangue puro. Quanto mais tentamos esconder de Deus as nossas vestes sujas, mas ele tem conhecimento de nós, quando nos afastamos ele sabe que alguma coisa está errada. Um dos últimos versículos da Bíblia nos diz:
     "Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas"  (Ap  22.14) 

     A oração de Davi foi: "Lava-me completamente"  (Sl  51.2)  Enquanto houver fôlego de vida sempre é tempo de nos aproximarmos de Deus e pedir que nos lave, nos purifique e prepare. Precisamos ser lavados a cada dia das impurezas deste deserto em que estamos.




continua...

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A preparação da noiva - parte 2


continuação
     
   "Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça." (Ecles 9.8)



     "Unge-te"  (Rt 3.3)  Rute (noiva) que se preparava para encontrar-se com Boaz (Cristo). Deveria estar ungida.

     "E vós possuís unção que vem do Santo... e a unção, que vós recebestes dele, fica em vós".  1 Jo 2.20,27    Jo 16.13


     O óleo é um dos símbolos do Espírito Santo. Restaura desgastes e danos produzidos pela fricção de partes que se atritam. Como poderíamos lubrificar o espírito humano, dilacerado pelas discórdias sem fim? A lubrificação com o óleo da paz, amor e cura, acontece quando somos cheios com o Espírito Santo.
     Lugares e pessoas ungidos são santificados, separados para Deus. Deus mandou Moisés santificar o tabernáculo da congregação, a arca da aliança, todos os instrumentos e o altar com a unção do óleo (Ex 30.25-29) Sacerdotes, reis e profetas eram ungidos.
 
     Hoje, aqueles que crêem no Senhor Jesus Cristo, são transformados por Deus numa geração escolhida, num sacerdócio real. (1 Pe 2.9)
     O Espírito Santo é o selo que será procurado pelo noivo, este selo não deve ser violado. "e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor (primeira parte) da nossa herança, para redenção da possessão de Deus para louvor da sua glória". (Ef  1.13,14) Ele nos revela os mistérios de Cristo. "o qual, noutros séculos, não foi manifestado aos filhos dos homens, como, agora, tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas"  (Ef  3.5) fortalece o crente "para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante seu Espírito no homem interior"  (Ef  3.18) Não devemos entristecê-lo por por causa do pecado. "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção"  (Ef  4.30)
   
     A recomendação do apóstolo Paulo é: "ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO"  (Ef 5.18)   "Enchei-vos" (imperativo passivo presente) encher-se repetidas vezes. A vida espiritual do filho de Deus deve experimentar a renovação constante, mediante enchimentos repetidos do Espírito Santo.

     "O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu...."    (Is  61.1) 


continua...



quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A preparação da noiva parte 1


"Ora, tudo isso lhe sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos" 
1 Cor 10.11
 "Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança"   Rm  15.4



     
     
     Quando um casamento é marcado, começa a correria: contratar buffet, aluguel do vestido, fotógrafo, enfim, todos os preparativos para que no dia aconteça tudo como foi sonhado. Mas no dia do casamento o que é mais importante é a preparação da noiva, ela toma cuidado para não sujar o vestido, se reveste de jóias guardadas especialmente para tal ocasião, presta atenção em cada detalhe, porque qualquer coisa não apropriada será notada, ela cuida de si mesma com zelo e dedicação para se apresentar surpreendente ao seu amado.
     Pelo cumprimento das Escrituras acreditamos que chegou o momento da noiva se preparar, colocar o vestido e os últimos adereços para encontrar-se com seu noivo. A noiva após o casamento segue para seu novo lar.
     A história de Rute nos traz uma prefiguração de Cristo através de Boaz, onde Rute representa a igreja.
     
     "Minha filha, não hei de buscar-te um lar, para que sejas feliz?"  Rt 3.1   Na casa de meu pai há muitas moradas.  Jo 14.2
     Buscamos um lar onde: "Deus limpará dos olhos toda lágrima, (Ó Deus, com as tuas próprias mãos!!!) e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor"...  Ap 21.4
     
     Rute em busca de um lar prepara-se:
     
     "Banha-te"  Rt 3.3

 "Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela Palavra."  Ef 5.25,26  


" Purificando a vossa alma na obediência à verdade".  1 Pe 1.22


"Aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado da má consciência e lavado o corpo com água pura".  Hb  10. 22      


"O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo"   1 Ts 5.23


"Mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mais haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus."  1 Cor 6.11


"Vós já estais limpos pela Palavra que vos tenho falado"  Jo 15. 3


Oração: Pai, em nome de Jesus nos ajuda a cada dia lavar-nos através do conhecimento da tua Palavra, queremos nos encontrar contigo Senhor, quão glorioso será aquele dia em que te veremos face a face, e o Senhor pessoalmente nos consolará e todas as coisas que nos preocupam e atormentam terão passado, somos dependentes da tua ajuda Senhor, precisamos estar ligados em ti videira verdadeira. Amém.



continua...
              

   

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Estende para mim, Senhor!


     "Na tua presença há abundância de alegrias; à tua mão direita há delicias perpetuamente." (Sl 16.11)

     "Ester se VESTIU DE SUAS VESTES REAIS e se pôs no pátio interior da casa do rei, defronte do aposento do rei; E O REI ESTAVA ASSENTADO SOBRE O SEU TRONO REAL,  defronte da porta do aposento".  (Est 5.1)

     O livro de Ester nos conta uma história incomparável onde encontramos graça (favor não merecido) e revelação.

     Ninguém deveria entrar na presença do rei sem ser convidado, se alguém tivesse tal ousadia seria digno de morte, mostrando a grandeza de um rei e a pequenez de seus súditos. Mas naquele dia Ester necessitava desesperadamente estar ali, "EM SUA PRESENÇA", somente lá encontraria descanso para a sua alma, a solução para aquilo que lhe tirava o sono... o apetite... a paz. O inimigo viera com toda fúria para aniquilar o nome do seu povo de sobre a terra para todo o sempre, depois de tal acontecimento nem mesmo o nome dos judeus seria proferido, não sobraria pedra sobre pedra. Era um dia de lamento e dor, de perda e insegurança, o que aconteceria agora? De que valia sua vida, sem a do seu povo? Então ela, não desesperada, nem gritando, mas com doçura e quebrantamento, prepara-se, não com vestes de plebeia mas com VESTES REAIS, e vai até "o pátio interior da casa do rei", um lugar aonde pudesse chamar a atenção dele, aonde seus olhos pudessem alcançá-la.
     "E sucedeu que, vendo o rei a rainha Ester, que estava no pátio, ELA ALCANÇOU GRAÇA AOS SEUS OLHOS; e o rei  APONTOU PARA ESTER O CETRO DE OURO, que tinha NA SUA MÃO, e Ester chegou E TOCOU A PONTA DO CETRO". (Est. 5.2) No coração de Ester apreensão e temor, em seu espírito ousadia para buscar o suprimento de tamanha necessidade; nas mãos do rei, tudo o que ela precisava, "o cetro", quando o rei estendia o cetro, ele não precisava dizer mais nada, muitas frases eram ditas naquele ato de favor e bondade. Quando ela entrou ali, os soldados olharam atentamente para a reação do rei, somente em suas mãos estava o poder de mudar sua sentença, o estender do cetro traria vida, afastaria todos aqueles que viriam em sua busca para lhe condenar, porque ela era digna de morte, no cetro do rei havia proteção, quem ousaria tocar em Ester, sobre ela estava O CETRO DO REI.

     "Que é o que tens, rainha Ester, ou qual é a tua petição? ATÉ METADE DO REINO SE TE DARÁ". (Est 5.3)
  
     Esta história me lembra eu e você, "dignos de morte por causa do nosso pecado". 
ELE, "SANTO,SANTO,SANTO,SANTO,SANTO, SANTO,SANTO,SANTO,SANTO,SANTO,SANTO,SANTO...INFINITAMENTE SANTO,SANTO,SANTO...
     Mesmo assim assentado em seu trono de glória nos convida a entrar no seu palácio pelo sangue de Jesus, e contemplar toda a sua grandeza, a receber todo seu favor e remissão... e perdão... pela sua abundante graça... "onde abundou o pecado, superabundou a graça" (Rm 5.20) e ele mudará toda sentença contrária as nossas vidas, nos escondendo em baixo de suas poderosas asas. (Sl 91.1) Quem ousará tocar em ti? Principados e potestades te olham ansiosos por terem liberdade para te destruir, mas ele te guardará, te cobrirá, te esconderá. Ester vestiu suas vestes reais, vista-se das vestes do reino, "vestes de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória". (IS 61.3) E entre na presença do rei... DO SEU REI. E lá ele te dirá somente uma palavra: "se quiseres repartirei meu reino contigo, terás parte na minha herança". 

     Toque na ponta do cetro e diga: "Eu recebo Senhor, tudo o que tens preparado para mim"! 

ALELUIA.









terça-feira, 18 de setembro de 2012

A sabedoria de Deus



     "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar  o fim que desejais" (Jer 29.11)

     O profeta Jeremias enviou essas palavras a um povo em cativeiro, a situação que estavam vivendo não era bem a que desejavam. Mas Deus lhes disse que mesmo em uma situação fora do controle deles o Senhor tinha planos para suas vidas, e seus planos não seriam para o seu mal, mas para o seu bem, Deus deseja o nosso bem e se preocupa conosco. Estar em cativeiro é estar fora da rota, é não entender o que acontece em sua vida, é se sentir como se estivesse em um labirinto em que todas as saídas dão a nenhum lugar. Se estiver se sentindo assim, Deus ainda tem um plano de resgate, ele traz em suas mãos  o poder para mudar a sua sorte, para te conduzir ao caminho certo e te dar um glorioso fim.
     O conselho de Deus foi para que  vivessem o presente da melhor maneira possível. (Jer 29.4-7) Deus nos dará graça para hoje enquanto ele nos prepara um amanhã diferente. 
     
     Veja o que diz o profeta Isaías sobre como Deus trabalha.

     "A sabedoria de Deus"
     "Um homem que está preparando o terreno para semear trigo não gasta todo o tempo arando a terra, cavando e remexendo nela. Depois de ter aplanado a terra, ele semeia o endro e o cominho e planta o trigo, a cevada e outros cereais nos lugares certos. Ele faz tudo direito porque Deus o ensinou. Esse conhecimento também vem do eterno, o Todo-poderoso. Os seus planos são maravilhosos, e ele é sábio em tudo o que faz". (LH  Is. 28.24-26,29)

     O trabalho do agricultor é pesado e diferente em cada estação. Ali está ele por vários dias preparando a terra e abrindo mão de algumas sementes de seu próprio celeiro para garantir uma colheita futura. Ele limpa e prepara o solo, tirando as pedras, quebrando os torrões, usando às vezes uma certa força para que seu trabalho não seja inútil. Se ele ignorar algumas pedras ou pragas pelo caminho para que o processo seja mais rápido, terá sem dúvida problemas no futuro, então é necessário toda paciência e esforço até que tudo esteja devidamente pronto. O trator precisa passar várias vezes sobre a terra para deixá-la macia e receptiva a semente. Ele sabe o que fazer para adquirir bons resultados. Assim Deus por seus esforços em conseguir o fruto espiritual na vida dos homens, aplica a sua sabedoria com admirável habilidade em cada caso. Jamais comete um equívoco ou deixa uma tarefa pela metade. Age de forma apropriada e eficaz.

     Devemos nos entregar em suas mãos e confiar seja qual for o tempo em que estejamos vivendo. O tempo da preparação, tempo da semeadura, tempo da espera ou o tempo da colheita, ele está conduzindo todos os acontecimentos com sabedoria para atingir o objetivo final.






segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A alma anelante


    SALMOS 84 


      Nosso anseio pela presença de Deus deve crescer a cada dia, assim como nosso desejo pela plena manifestação do Espírito Santo, e a nossa paixão pela plenitude de Cristo e sua justiça.
     O poeta do salmo 84 demonstra intensamente o seu desejo por Deus, pelo lugar da adoração, ele declara: "Quão amáveis são os teus tabernáculos" (habitações), os lugares onde o Senhor se manifestava tornavam-se desejáveis. Na presença do Senhor há alegria e progresso espiritual. Precisamos de mais do que religiosidade e rituais de fé.
     "A minha alma suspira e desfalece". Que desejo intenso! Em seu coração havia anelos tais que o espírito desfalecia dentro dele, seu coração e seu corpo clamavam por Deus.
     "Deus vivo". Somente o Deus verdadeiro seria capaz de preencher tanto anseio. 
     "O pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si". Pássaros encontram refúgio em seus ninhos. A verdadeira habitação do homem é a presença de Deus. 
     "Onde acolha os seus filhotes". Estar na presença de Deus nos traz conhecimento de que lá não encontraremos lugar somente para nós, mas podemos levar conosco aqueles a quem amamos.
     "Bem-aventurados os que habitam em tua casa, louvam-te perpetuamente". Qualquer homem cujo coração esteja preparado para armar seu ninho na presença de Deus, viverá em louvor contínuo recebendo felicidade, paz, segurança e provisão.
     "Em cujo coração se encontram os caminhos aplanados". São as pessoas que sabem muito bem aonde querem ir. "Aonde Deus os espera". 
      "O qual passando pelo vale de Baca, faz dele um manancial". O caminho de Jerusalém passava pelo vale de Baca, era usualmente um lugar desértico, mas quando os peregrinos (indo ao encontro do Deus vivo) PASSAVAM PELO LOCAL DEUS OS ABENÇOAVA COM CHUVAS. Para chegar no lugar onde tua alma busca você pode encontrar no caminho o vale de Baca, mas Deus te trará a chuva do renovo, te dando refrigério para continuar a jornada.
     "De força em força". Por serem pessoas cuja força é o Senhor avançam a cada dia, até finalmente chegarem ao porto desejado.

     "CADA UM DELES APARECE DIANTE DE DEUS".   

 VOCÊ VAI CHEGAR LÁ, CONTINUE PERSISTINDO!


      Oração: Que os desejos da minha alma e corpo, que todo o meu apetite e querer sejam por te servir! Amém.
     

sábado, 15 de setembro de 2012

O cume do monte


     "Tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz". (Mt 17.1,2)



     Um dia Jesus levou os seus discípulos ao monte da transfiguração. O monte era muito alto, o caminho longo, exigia esforço e perseverança, mas eles prosseguiram, ultrapassando as pedras, desviando-se das árvores de espinhos, esquecendo-se do próprio cansaço, quem sabe a mente pedia pra desanimar ou talvez um deles possa ter se ferido ao longo do caminho em qualquer daqueles embaraços, mas Jesus estava com eles na subida ao monte dando sua orientação, apoio e graça e eles deixando para traz um a um dos  obstáculos que vinham surgindo prosseguiram até chegar lá, no mais alto do monte. Ao chegarem receberam algo reservado apenas para aqueles que persistem, viram o rosto do mestre brilhante como o sol e suas vestes resplandecentes. Então Pedro esquecendo-se de tudo que passou pelo caminho disse: "Senhor, como é bom estar aqui!" (v 4) VALEU A PENA. Ele queria fazer cabanas e habitar ali pra sempre. 
     
     Este é o lugar aonde ele quer nos levar, o lugar onde possa  revelar-se a nós como verdadeiramente é, nos revelando toda a sua glória,, e quando nos encontrarmos diante dela, desejaremos o Senhor como nossa morada, nossa habitação, talvez você está subindo o monte, continue... continue... vai valer a pena, quando chegar lá esquecerá de tudo.

     O poeta do salmo 84 trocaria mil dias em qualquer outro lugar (fazendo suas próprias coisas, ganhando dinheiro, se divertindo, namorando) por apenas um dia na gloriosa presença do REI.

     "Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte e aos teus tabernáculos. Então irei ao altar de Deus, de Deus que é a minha grande alegria; ao som da harpa eu  te louvarei, ó Deus, Deus meu." (Sl 43.3-4) 



     "A VISÃO DA TUA FACE É TUDO QUE EU PRECISO"      ALELUIA!!!



sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O segundo toque!


"Então, chegaram a Betsaida; e lhe trouxeram um cego rogando-lhe que o tocasse; Jesus, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia e, aplicando-lhe saliva nos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe: vês alguma coisa? Este, recobrando a vista, respondeu: Vejo os homens porque como árvores os vejo, andando. Então novamente lhe pôs as mãos nos olhos, e ele, passando a ver claramente, ficou restabelecido; e tudo distinguia de modo perfeito".  Mc 8.22-25






      Os personagens dessa história são muito interessantes: 

      Algumas pessoas que provavelmente acompanharam algum milagre de Jesus trouxeram aquele cego, talvez tivessem visto Jesus tocar em alguém e esta pessoa ser curada, então pediam a Jesus que o tocasse, pensavam que se ele tocasse no cego tudo ficaria bem. Temos a tendência de achar que sabemos como Deus trabalha. Jesus curou o cego, sim, mas de uma forma inusitada, quem imaginaria que ele colocaria saliva nos olhos dele? Deus sempre nos surpreende, tem algo novo para nos mostrar, e um jeito todo especial de resolver as coisas. Quando existirem cegos (espiritualmente) em sua vida, traga-os a Jesus e deixe-os lá, ele sabe com fazer os cegos enxergarem, deixe que Jesus tenha um particular com eles e eles sairão de um modo diferente.

     Eu já assisti algumas reportagens sobre cegos, que mostram que eles vão a alguns lugares sem precisar de ajuda, pela força do hábito e pelo tato, conseguem se locomover até determinados lugares que se tornam conhecidos para eles. Jesus tomando-o pela mão, levo-o para fora da aldeia, antes de receber o milagre, ele teve que confiar em Jesus, se entregar a ele completamente e sentindo sua mão sobre a sua ir a lugares onde jamais iria sozinho, talvez já tivesse experimentado andar sozinho ali pela aldeia, mas fora dela, não ousaria, iria se sentir desprotegido, incapaz de ter a direção de volta. Mas uma mão forte o conduzia e sustentava, Jesus hoje pede a tua mão, entregue a ele e deixe que ele te conduza a lugares que sozinho você jamais iria, ele quer te dar novas experiências com ele, te mostrar o que você nunca viu antes. "Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes. Eis que lhe trarei a ela saúde e cura e os sararei; e lhes revelarei abundância de paz e segurança".  (Jer 33.3,6)
    
     Jesus pôs saliva em seus olhos e colocou sobre ele as mãos. Ele passou a ver, mas não perfeitamente, então Jesus precisou novamente lhe tocar e ele passou a enxergar mais longe e com distinção. A cada toque do Senhor Jesus em nossas vidas a nossa visão é ampliada e aperfeiçoada.
  
     Devemos pedir a cada dia, Senhor toca-me... toca-me...



quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Ele anseia por você



     "Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera a minha alma... bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida".  SL 23

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Queres ser curado?





     "Ora, em Jerusalém há, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos; cegos, coxos e paralíticos. E estava ali um homem que a trinta e oito anos se achava enfermo. E Jesus vendo este deitado e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ser curado?" (Jo 5.2,3,5,6)

     Jesus estava ficando conhecido por seus milagres e geralmente os necessitados iam até ele, mas neste caso a história nos conta que Jesus foi até o enfermo, ali havia muitos precisando de sua ajuda: "cegos, coxos e paralíticos", mas Jesus por algum motivo viu aquele em especial. Essa história nos ensina algumas lições.

     O homem estava paralítico a quase quatro décadas, Jesus se aproximou dele e fez algo que pode parecer não ter sentido algum, perguntou-lhe se ele queria ser curado! Ele é dono da sabedoria, jamais diria algo sem saber o que estava dizendo. Um pouco antes o versículo seis nos conta que Jesus sabia que ele estava assim há muito tempo. Algumas pessoas quando estão na mesma situação a muito tempo acabam se acostumando, achando que faz parte da vida, que nasceram pra isso, acabam desistindo da esperança de um dia ser uma pessoa completamente restaurada e feliz, Jesus estava perguntando: o teu sonho e esperança ainda estão vivos, resistiram ao tempo? Você ainda deseja a cura ou acha que é tarde demais? Ele estava aparentemente buscando sua cura (aquele local era famoso) talvez estivesse ali para ninguém dizer que ele não tentou ou simplesmente para receber esmolas, mas no seu interior ele já havia perdido toda a esperança.
     Ao perguntar ao homem sobre seu desejo de cura, um outro problema é revelado, um problema interno que havia naquele homem e quem passava por ele não podia ver. Quando Jesus lhe perguntou: "Queres ser curado?" Ele naquela condição horrível a trinta e oito anos deveria ter gritado: "sim, sim, sim, eu quero". Não foi isso que ele fez. Ao invés disso ele respondeu: "Senhor, não tenho ninguém que me ajude". Ele usou a autopiedade, a lamentação e reclamação contra as pessoas. Onde estavam seus familiares? E amigos? Todos o abandonaram, no momento em que ele mais precisava deles.  Talvez tivessem ocupações e não pudessem estar ali com ele, como se sentia aquele homem? sem ninguém, quantos dias e noites ele pensava consigo: "se eu tivesse pelo menos um aqui ao meu lado, se alguém me ajudasse eu sairia deste estado. Quando alguém é abandonado pelas pessoas, começa a achar que Deus também a abandonou, que nem ele a enxerga ou se importa com sua situação, mas Jesus mostrou que ele se importa e vê todas as pessoas independente de seu estado. 
  
     Apareceu ali aquele que criara todas as coisas, e depois de criar e vê-las deformadas é capaz de restaurar todas elas. Ele disse ao homem: "Levanta-te, toma a tua cama e anda". Depois de curado você não precisará de ninguém para carregar a tua cama, você mesmo o fará! Ele não precisava de alguém pra carregar a cama pra ele, ele precisava de condições para levá-la. E assim ele o fez. "Logo, aquele homem ficou são, e tomou a sua cama, pôs-se a andar". Ele achava que nunca conseguiria levar a sua cama sozinho, mas hoje ele o fazia com facilidade e alegria, Deus o capacitara ao impossível. Ele pôde mover do lugar o que era a marca registrada do seu problema, o que antes o conduzia, hoje ele dava as ordens levava a sua cama para onde queria.
     Se você acha que não tem ajuda de quem deveria estar ali quando você mais precisa, O Senhor Jesus te diz: "Eu te fortaleço e te ajudo e te sustento com a minha destra fiel".  (Is  41.10)
     Quando se viu curado ele se pôs a andar, receba a cura do Senhor Jesus e siga em frente! Levando a sua cruz, ele ajuda você.
      "Mais tarde Jesus o encontrou no templo"  (Jo 5.14) Ele não quer apenas nos ajudar a solucionar um problema ou nos conceder uma benção que esperamos a muito tempo, quer continuar nos encontrando "mais tarde", quando tudo está bem ele quer nos ver de novo...
     

     Toma a tua cama e anda, "no meio de cegos, coxos e paralíticos" (pessoas problemáticas) NÃO É O TEU LUGAR! Deus tem um novo recomeço, levante-se e tome posse.

     

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Buscando a sabedoria



     "Guardai-os, pois, e cumpri-os, porque isto será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que, ouvindo todos estes estatutos, dirão: Certamente, este grande povo é gente sábia e inteligente". (Dt 4.6)



     

  

           O livro de Provérbios nos traz a personificação da sabedoria, ela nos é apresentada como alguém que deseja muito ser encontrada, ela se posiciona em lugares destacados, atrativos e movimentados: No alto dos montes, na beira da estrada, nas encruzilhadas, perto dos portões . Lá ela alça a sua voz e clama aos filhos dos homens que a recebam.

        Dez passos em busca da sabedoria:



1-      Cresça no conhecimento da Palavra de Deus ela nos enche de sabedoria:
"Os seus ensinamentos são claros e nos dão sabedoria."  (Sl 19.8 lh)  "Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos".   (Sl 119.8)

2-   Se você teme a Deus já é um ótimo começo:
  "O temor do senhor é o princípio da sabedoria". (Pv 9.10)


3-     Devemos reconhecer que a sabedoria não vem de nós mesmos.  "Não sejas sábio aos teus próprios olhos".  (Pv 3.7; 26.12) ..."com os humildes está a sabedoria".  (Pv 11.2)

4-     Aceitar a correção e o ensino traz crescimento.
 "Quando se ensina o sábio o seu conhecimento é aumentado".  (Pv 21.11; 9.8)

5-     Associando-se aos sábios você aprenderá com a força do exemplo.  "Quem anda com os sábios, será sábio".  (Pv 13.20)

6-     Rejeite a inveja e o sentimento de divisão. 
"Se... tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, então não mintam gabando-se de serem sábios". (Tg 3.14)

7-      Conselhos são sempre bem-vindos, contanto que venham de uma pessoa íntegra e fiel.  
"O sábio dá ouvidos aos conselhos".  (Pv 12.15; 13.10)


8-      Cresça em comunhão com Jesus Cristo, ele é a fonte de toda sabedoria.  
"Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência". (Cl 2.3)  "...Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus".  (1 Co 1.24)

9-    Ore intensamente, buscando-a em Deus de todo coração.  
"O que tu queres é um coração sincero; enche o meu coração com a tua sabedoria".  (Sl 51.6)   
"Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele dará porque é generoso e dá com bondade a todos". (Tg 1.5 lh)  
"...é ele quem dá sabedoria aos sábios e inteligência aos inteligentes"(Dn 2.21)

10-  Busque-a com intensidade , a fim de receber e obedecer suas instruções e ouça o que ela tem a dizer: 
"... os que me procuram me acham".  (Pv 8.17)  
"... o que me acha acha sodos.ria, peça a Deus, e ele dar ciencia  a vida e alcança o favor do Senhor. Mas o que não me encontra prejudica-se a si mesmo;"  (Pv 8.35,36)

            A sabedoria de Deus irá nos ajudar nas questões práticas do nosso cotidiano. ... a sabedoria é excelente para dirigir.  (Ec 10.10)   Nos dará estratégias e força para vencermos.  Ser sábio é melhor do que ser forte; o conhecimento é mais importante do que a força.  (Pv 24.5)


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Mulher sábia





      Além do desafio de edificar a si mesma – sua vida, sua fé, seu conhecimento, seus relacionamentos, sua comunhão com Deus – a mulher é informada que também tem o dever de edificar um lar que seja bom para todos, ela deve construir, toda construção precisa de planejamento, tempo, investimento, paciência, e muita coragem, quantas vezes você passou em frente a uma construção abandonada, paredes pela metade, prédios inteiros que a princípio pareciam ser um grande investimento, mas ao chegar na metade nota-se que faltou alguma coisa, um alicerce apropriado talvez, disposição das pessoas envolvidas, capital, ou até mesmo perseverança, alguém que acreditasse naquele projeto que a princípio parecia tão empolgante mas com o passar do tempo tornou-se não mais interessante. Quantos lares se encontram assim, pela metade sem alguém que acredite que vale a pena continuar investindo para que a construção seja concluída, muitas mulheres perderam a disposição para continuar edificando seu lar, muitas perderam a paciência, algumas acham que não tem tempo e outras acham que não é importante. Mas não se dê por vencida, ainda não acabou, volte a acreditar, não importa quanto tempo a sua construção ficou parada, volte em cena, entre em campo, pegue a Palavra e volte a construir, recomece de onde parou, veja o que a fez parar, o que faltou, analise e tome a decisão de persistir. O bloco serve para fazer crescer e o cimento serve para consolidar. Imagine uma casa construída só com blocos, não permaneceria em pé. Construir só com cimento também seria impossível, portanto temos de construir o nosso lar com equilíbrio, só a Palavra de Deus pode nos mostrar esse caminho.
     O fato de ser chamada de sábia indica que essa mulher teme e reverencia ao Senhor. Ela edifica sua casa com diligência e ali tudo prospera. 
     Em contraste, a mulher insensata não edifica, mas destrói seus bens e relacionamentos. Ela mesma os aniquila - com as mãos, com a língua, com a falta de interesse.


            Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma; pelo conhecimento se encherão as câmaras de toda sorte de bens, preciosos e deleitáveis.  (Pv 24.3,4)  Quando abraçamos a sabedoria, não só nosso lar é enriquecido, como também os quartos de nossa alma, nossa mente e coração se enchem de tudo o que é bom, precioso e que traz regozijo.

     Ao término será uma bela mansão, mas lembre-se será um passo de cada vez, se você ainda não é a mulher que gostaria de ser, não desista, inclua na sua vida diária a oração e estudo da Palavra ela vai lhe fortalecer e conduzir até onde você pretende chegar, é necessário paciência e perseverança para alcançarmos o que está reservado para nós.