"Ora, em Jerusalém há, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos; cegos, coxos e paralíticos. E estava ali um homem que a trinta e oito anos se achava enfermo. E Jesus vendo este deitado e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ser curado?" (Jo 5.2,3,5,6)
Jesus estava ficando conhecido por seus milagres e geralmente os necessitados iam até ele, mas neste caso a história nos conta que Jesus foi até o enfermo, ali havia muitos precisando de sua ajuda: "cegos, coxos e paralíticos", mas Jesus por algum motivo viu aquele em especial. Essa história nos ensina algumas lições.
O homem estava paralítico a quase quatro décadas, Jesus se aproximou dele e fez algo que pode parecer não ter sentido algum, perguntou-lhe se ele queria ser curado! Ele é dono da sabedoria, jamais diria algo sem saber o que estava dizendo. Um pouco antes o versículo seis nos conta que Jesus sabia que ele estava assim há muito tempo. Algumas pessoas quando estão na mesma situação a muito tempo acabam se acostumando, achando que faz parte da vida, que nasceram pra isso, acabam desistindo da esperança de um dia ser uma pessoa completamente restaurada e feliz, Jesus estava perguntando: o teu sonho e esperança ainda estão vivos, resistiram ao tempo? Você ainda deseja a cura ou acha que é tarde demais? Ele estava aparentemente buscando sua cura (aquele local era famoso) talvez estivesse ali para ninguém dizer que ele não tentou ou simplesmente para receber esmolas, mas no seu interior ele já havia perdido toda a esperança.
Ao perguntar ao homem sobre seu desejo de cura, um outro problema é revelado, um problema interno que havia naquele homem e quem passava por ele não podia ver. Quando Jesus lhe perguntou: "Queres ser curado?" Ele naquela condição horrível a trinta e oito anos deveria ter gritado: "sim, sim, sim, eu quero". Não foi isso que ele fez. Ao invés disso ele respondeu: "Senhor, não tenho ninguém que me ajude". Ele usou a autopiedade, a lamentação e reclamação contra as pessoas. Onde estavam seus familiares? E amigos? Todos o abandonaram, no momento em que ele mais precisava deles. Talvez tivessem ocupações e não pudessem estar ali com ele, como se sentia aquele homem? sem ninguém, quantos dias e noites ele pensava consigo: "se eu tivesse pelo menos um aqui ao meu lado, se alguém me ajudasse eu sairia deste estado. Quando alguém é abandonado pelas pessoas, começa a achar que Deus também a abandonou, que nem ele a enxerga ou se importa com sua situação, mas Jesus mostrou que ele se importa e vê todas as pessoas independente de seu estado.
Apareceu ali aquele que criara todas as coisas, e depois de criar e vê-las deformadas é capaz de restaurar todas elas. Ele disse ao homem: "Levanta-te, toma a tua cama e anda". Depois de curado você não precisará de ninguém para carregar a tua cama, você mesmo o fará! Ele não precisava de alguém pra carregar a cama pra ele, ele precisava de condições para levá-la. E assim ele o fez. "Logo, aquele homem ficou são, e tomou a sua cama, pôs-se a andar". Ele achava que nunca conseguiria levar a sua cama sozinho, mas hoje ele o fazia com facilidade e alegria, Deus o capacitara ao impossível. Ele pôde mover do lugar o que era a marca registrada do seu problema, o que antes o conduzia, hoje ele dava as ordens levava a sua cama para onde queria.
Se você acha que não tem ajuda de quem deveria estar ali quando você mais precisa, O Senhor Jesus te diz: "Eu te fortaleço e te ajudo e te sustento com a minha destra fiel". (Is 41.10)
Quando se viu curado ele se pôs a andar, receba a cura do Senhor Jesus e siga em frente! Levando a sua cruz, ele ajuda você.
"Mais tarde Jesus o encontrou no templo" (Jo 5.14) Ele não quer apenas nos ajudar a solucionar um problema ou nos conceder uma benção que esperamos a muito tempo, quer continuar nos encontrando "mais tarde", quando tudo está bem ele quer nos ver de novo...
Toma a tua cama e anda, "no meio de cegos, coxos e paralíticos" (pessoas problemáticas) NÃO É O TEU LUGAR! Deus tem um novo recomeço, levante-se e tome posse.
Eu respondo; quero ser curada!
ResponderExcluirAmiga você é benção de Deus, parabéns. Estamos com saudades desta família linda.
Ele tem em suas mãos feridas toda a cura que precisamos, e se porventura ao longo do caminho ficarmos novamente enfermos ele sempre estará lá a nossa procura... pra nos curar... te amo em Cristo!
Excluir